Recomendações MP

04/05/2017

Rubiácea insere acupuntura e auriculoterapia na saúde pública municipal.

A Unidade de Saúde de Rubiácea está buscando um trabalho preventivo com praticas integrativas como a acupuntura e auriculoterapia. A iniciativa veio com a criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), ao constituir equipes compostas por profissionais de diferentes áreas do conhecimento para atuar em parceria com os profissionais da ESF (Estratégia Saúde da Família).

A Acupuntura é uma das práticas provenientes da Medicina Chinesa e caracteriza-se por uma tecnologia de intervenção em saúde que compreende um conjunto de procedimentos que permitem o estímulo de pontos anatômicos definidos por meio da inserção de agulhas metálicas para promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como para prevenção de agravos e doenças. Elas podem contribuir auxiliando no processo de evitar a hipermedicalização e diminuindo os efeitos colaterais, diminuindo custos além de atuar na dimensão do sofrimento físico, emocional e em outras formas de adoecimento coadjuvantes ao processo doloroso, relata a psicóloga Daniela Melanin coordenadora do NASF .

A Psicóloga relata também que a acupuntura e a auriculo tem auxiliado bastante distúrbios emocionais como ansiedade, pânico, estresse, enxaqueca, irritabilidade ou insônia que são muito comuns hoje em dia.

O secretário da saúde Claudinei Valério incentiva o trabalho com práticas integrativas envolvendo abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

19/02/2013 - Todos contra a dengue

- Administração
- Agropecuária, Meio Ambiente, Ind. e Com.
- Almoxarifado, Compras e Patrimônio
- Assistência e Promoção Social