Rubiácea faz mobilização de combate a Dengue, Chikungunya e Zika

Em Rubiácea, a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Vigilância Sanitária e controle de Zoonoses vem intensificando ações de combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus. Além do combate de rotina, a equipe de saúde municipal está realizando reuniões e palestras e atividades em escolas, creches e CRAS, alertando diretamente a população quanto ao risco da doença e sobre a responsabilidade de todos os moradores na eliminação dos focos de criadouros do mosquito.Essas ações têm por objetivo a mobilização social da população em geral sobre a importância das ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças. A secretaria de saúde alerta que nos meses de novembro de dezembro, que são períodos chuvosos, os riscos de novos criadouros aumentam.

Embora as três doenças sejam transmitidas pelo mesmo mosquito e apresentem sinais clinicamente parecidos, como febre, dores de cabeça, dores nas articulações, enjoo e manchas vermelhas pelo corpo, há alguns sintomas marcantes que diferem as enfermidades.

A dengue é, sem dúvidas, a doença mais grave quando comparada à chikungunya e à zika. Ela causa febre, dores no corpo, dores de cabeça e nos olhos, falta de ar, manchas na pele e indisposição. Em casos mais graves, a dengue pode provocar hemorragias, que, por sua vez, podem ocasionar óbito.

A chikungunya também causa febre e dores no corpo, mas as dores concentram-se principalmente nas articulações. Na dengue, as dores são predominantemente musculares. Alguns sintomas da chikungunya duram em torno de duas semanas; todavia, as dores articulares podem permanecer por vários meses. Casos de morte são muito raros, mas a doença, em virtude da persistência da dor, afeta bastante a qualidade de vida do paciente.

Por fim, temos a febre zika, que é a doença que causa os sintomas mais leves. Pacientes com essa enfermidade apresentam febre mais baixa que a da dengue e chikungunya, olhos avermelhados e coceira característica. Em virtude desses sintomas, muitas vezes a doença é confundida com alergia. Normalmente a zika não causa morte, e os sintomas não duram mais que sete dias.

Rubiácea sedia Encontro Regional da Melhor Idade
Rubiácea faz mobilização de combate a Dengue, Chikungunya e Zika
20/10/2017
Secretaria de Assistência Social de Rubiácea comemora mês do Idoso