Recomendações MP Diário Oficial
 
 
25/10/2017

Rubiácea faz mobilização de combate a Dengue, Chikungunya e Zika

 

 

Em Rubiácea, a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Vigilância Sanitária e controle de Zoonoses vem intensificando ações de combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus. Além do combate de rotina, a equipe de saúde municipal está realizando reuniões e palestras e atividades em escolas, creches e CRAS, alertando diretamente a população quanto ao risco da doença e sobre a responsabilidade de todos os moradores na eliminação dos focos de criadouros do mosquito.Essas ações têm por objetivo a mobilização social da população em geral sobre a importância das ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças. A secretaria de saúde alerta que nos meses de novembro de dezembro, que são períodos chuvosos, os riscos de novos criadouros aumentam.

Embora as três doenças sejam transmitidas pelo mesmo mosquito e apresentem sinais clinicamente parecidos, como febre, dores de cabeça, dores nas articulações, enjoo e manchas vermelhas pelo corpo, há alguns sintomas marcantes que diferem as enfermidades.

A dengue é, sem dúvidas, a doença mais grave quando comparada à chikungunya e à zika. Ela causa febre, dores no corpo, dores de cabeça e nos olhos, falta de ar, manchas na pele e indisposição. Em casos mais graves, a dengue pode provocar hemorragias, que, por sua vez, podem ocasionar óbito.

A chikungunya também causa febre e dores no corpo, mas as dores concentram-se principalmente nas articulações. Na dengue, as dores são predominantemente musculares. Alguns sintomas da chikungunya duram em torno de duas semanas; todavia, as dores articulares podem permanecer por vários meses. Casos de morte são muito raros, mas a doença, em virtude da persistência da dor, afeta bastante a qualidade de vida do paciente.

Por fim, temos a febre zika, que é a doença que causa os sintomas mais leves. Pacientes com essa enfermidade apresentam febre mais baixa que a da dengue e chikungunya, olhos avermelhados e coceira característica. Em virtude desses sintomas, muitas vezes a doença é confundida com alergia. Normalmente a zika não causa morte, e os sintomas não duram mais que sete dias.

 
 
 

 

 
14/11/2018
Judocas de Rubiácea levam medalhas do 21º Torneio de Lins
07/11/2018
Saúde do homem é tema de palestra em Rubiácea e Caramuru
05/11/2018
Professores se reúnem para confraternização
05/11/2018
Rubiácea faz parceria com ETEC Guararapes
29/10/2018
Prefeitura de Rubiácea e Destilarias se unem para recuperar desabamento na estrada Sirah Fligliolini
   
 
 

© 2017 - Portal do Governo Municipal de Rubiácea - SP

Prefeitura Municipal de Rubiácea - Avenida Ministro Konder, 108 - Centro - Rubiácea - SP - Pabx (18) 3697-9117