30/01/2018

Prefeita Lenira e vereador Fernando participam de reunião com o Ministro Kassab em Guararapes

Um dos mais ambiciosos programas de inclusão social do governo federal, o programa "Internet para Todos" vem sendo apresentado pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, a prefeitos de todo o País.

A Prefeita Lenira Novais (PSD), acompanhada por seu esposo, o ex-prefeito rubiacense Wilson Novais e pelo vereador Fernando Henrique Souza Santos (PSD), além dos vereadores Egmar de Souza (PSB) e Ivone da Silva (PRB), estiveram participando da reunião com o ministro Kassab no município de Guararapes e ressaltam que o município de Rubiácea é um dos que tem interesse na implantação do programa.

No último fim de semana, Kassab esteve no interior do Estado de São Paulo, onde se encontrou com prefeitos das regiões de Guararapes e Itapeva. Já na data de ontem (29), o ministro, acompanhado do senador Otto Alencar (PSD), participou de encontro com prefeitos do estado da Bahia, em Salvador.

Nesses eventos, Kassab tem mostrado a prefeitos a excelente oportunidade para se ampliar a inclusão social representada pelo programa Internet para Todos, que, a partir do lançamento, pelo governo federal, do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), vai levar conectividade a milhares de localidades do país. A ação de inclusão social tem início previsto para o primeiro trimestre deste ano.

Neste final de semana, Kassab esteve em Guararapes no sábado (27) e em Itapeva no domingo (28) para se reunir com dezenas de prefeitos, vereadores e lideranças políticas para apresentar os detalhes do programa.

“O Internet para Todos é uma iniciativa extraordinária, que vai beneficiar milhões de brasileiros. A implantação é rápida e imediata. As cidades que participarão do piloto terão em poucas semanas as antenas instaladas e a conectividade realizada e as demais a partir de dois a três meses terão banda larga nas localidades que hoje não tem.", disse o ministro.

Kassab explicou que a iniciativa tem o objetivo de conectar milhares de localidades em todo o país sem acesso à rede mundial de computadores. Para isso, usará a capacidade do SGDC, lançado em maio de 2017.

Por meio de convênios com os ministérios da Defesa, da Educação e da Saúde, a conexão do equipamento também será usada para monitoramento de fronteiras, conexão de escolas públicas, postos de saúde e hospitais.

Em Guararapes, Kassab, ao lado do deputado federal Goulart (PSD-SP), incentivou os prefeitos a participarem do programa, que não terá custo para os municípios. “O que deveria ser pago já foi com o lançamento do satélite. Só nos últimos 18 meses, o governo pagou cerca de R$ 3 bilhões.”, disse Kassab.
Para as cidades, basta enviar um ofício revelando o interesse em participar do Internet para Todos, indicar o bairro ou distritos que ainda não têm banda larga e definir uma área para a instalação da antena.

“A segurança desta pequena área caberá à prefeitura, o custo irrisório da energia elétrica desse equipamento e a isenção do ISS das atividades ligadas ao programa. Portanto, praticamente sem qualquer custo ao município.”, explicou o ministro.

A agilidade do programa no atendimento às prefeituras se deve pela simplicidade na instalação dos equipamentos e na tramitação desburocratizada.
“Além disso, é rápido porque utilizaremos o satélite. Basta colocar uma antena e a localidade já está com a conectividade realizada em postos de saúde, escola, na agricultura e para a população que terá um custo reduzido para usar a internet.”, finalizou.

16/10/2018
Muitas atividades na Semana da Criança em Rubiácea
RUBIÁCEA RECEBE PREFEITOS DA REGIÃO PARA REUNIÃO DA AMENSP/CIENSP
Rubiácea certifica primeira turma do Programa de Qualificação Profissional