18/05/2018

Rubiácea promove Campanha de Combate ao Abuso Sexual Infantil

Nos dias 17 e 18 de maio, o município de Rubiácea apresentou a peça teatral “A Flor e o Palhaço” e, logo após, promoveu uma Passeata pelas principais ruas do Centro de Rubiácea e do bairro Caramuru com intuito de despertar a atenção da população sobre o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social de Rubiácea em parceria com o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente do município, apoio da Prefeitura Municipal, Escola Estadual Coronel Francisco Prudente Corrêa, Polícia Militar e membros da Rede de Proteção, que além das instituições já citadas, também é formada pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescente – CMDCA, Secretarias Municipais de Saúde e de Educação e Centro de Referência da Assistência Social CRAS. A mobilização aconteceu dia 17 no Caramuru e 18 em Rubiácea e contou com a participação de alunos da rede pública de ensino, professores, diretores e funcionários públicos. A peça teatral “A Flor e o Palhaço” da Cia de Teatro de Valparaíso encantou os estudantes e estimulou a reflexão sobre o tema. A iniciativa foi realizada em virtude do Dia Nacional de Combate à Exploração e Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio. A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/2000, com base no “Caso Araceli”, ocorrido na cidade de Vitória (ES). A partir da instituição da Lei, representantes de organizações governamentais e não-governamentais organizam atividades e eventos de sensibilização e mobilização para promover esse dia como um marco de luta pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes. O Conselho Tutelar dos Direitos da Crianças e Adolescentes de Rubiácea, em parceria com demais setores da cidade, vem trabalhando no combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes através de campanhas de fortalecimento de vínculos e divulgação do Disk Denúncia (18) 3697.1318. Não é necessário se identificar para denunciar. A prefeita Lenira Maria Silva de Novais elogiou a iniciativa e declarou que todas as pessoas tem o dever de ficar atentos a qualquer tipo de abuso pois somos nós os responsáveis por preservar os direitos das crianças e adolescentes “vivemos em sociedade e não podemos nos calar diante das injustiças”, afirmou a prefeita.

07/11/2018
Saúde do homem é tema de palestra em Rubiácea e Caramuru
05/11/2018
Professores se reúnem para confraternização