05/10/2018

Rubiácea certifica primeira turma do Programa de Qualificação Profissional

Na última semana aconteceu a formatura da primeira turma do Programa Estadual de Qualificação Profissional no município de Rubiácea. O programa é gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT)  e coordenado pela Administração Municipal.
Foram disponibilizadas 60 vagas para o município, sendo 30 para a sede de Rubiácea e 30 para o Bairro Caramuru. A iniciativa é voltada para pessoas acima dos 16 anos que estão desempregadas e que não recebem auxílio do governo, como seguro-desemprego, por exemplo.

Durante o período do programa, os participantes recebem mensalmente, os alunos recebem auxílio-transporte, lanche, material didático e uma bolsa-auxílio totalizando R$ 660,00.
Para Rubiácea, a SERT disponibilizou o Curso de Recepção e Atendimento. Os cursos do PEQ têm carga horária de cerca de 230 horas. Estão divididos em habilidades gerais (150 horas) – com reforço do ensino básico (português, matemática, conhecimentos gerais e cidadania) – e em habilidades específicas (80 horas), com aulas teóricas e práticas sobre a profissão.

A cerimônia de encerramento do PEG contou com a presença da prefeita de Rubiácea, Lenira Maria Silva de Novais, o assessor regional da SERT, Waldir Eduardo dos Santos, a diretora regional, Luciana Aparecida dos Santos, a secretaria municipal de Educação e Cultura, Sonia de Novais e a secretaria municipal de Assistência e Promoção Social, Daniela Novais.

, elogiou o programa e ressaltou a importância do apoio do Governo do Estado no desenvolvimento de políticas públicas que realmente fazem as pessoas se desenvolveram e criarem oportunidades. “Sabemos que é fundamental qualificar o cidadão para que ele tenha melhores chances no mercado de trabalho atual”, disse a prefeita.

O aluno Marcos Adriano Ferreira é uma prova da declaração da prefeita. Marcos estava em um processo de classificação para uma vaga de emprego em uma indústria de produção de álcool e açúcar para uma vaga. Quando o departamento pessoal da empresa teve conhecimento do curso que Marcos estava concluindo, ele foi direcionado para outra vaga com mais benefícios.

A prefeita de Rubiácea agradeceu a parceria da SERT e todos os funcionários envolvidos que possibilitaram a realização do curso. Lenira também parabenizou todos os alunos e desejou boa sorte, agora com mais capacidade do que sorte.

29/11/2018
Secretaria de Saúde realiza mutirão de combate a Dengue, Febre Chikungunya e Zika Virus
28/11/2018
Projeto Guri realiza Audição Itinerante de Natal em Rubiácea