29/10/2018

Casa da Agricultura de Rubiácea promove curso de tratorista

Na última semana aconteceu  o “Curso de Formação de Tratorista”, uma parceria entre o SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste), o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) a Secretaria Municipal de Agropecuária, Meio Ambiente, Indústria e Comércio e a Prefeitura Municipal de Rubiácea. O curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo José Eduardo de Andrade e abordou assuntos relacionados a manutenção, cuidados diários com o trator, condução e operações com os mais diversos implementos agrícolas (arado, grade, subsolador, carretas, terraceadores, entre outros). O curso enfatiza ainda a questão da segurança do condutor.

De acordo com a técnico agrícola da prefeitura, Adelino Marcelino, o curso vem de encontro com as necessidades da região, devido à expansão canavieira e a nítida falta de mão de obra qualificada.

As aulas foram ministradas nas dependências da Secretaria Municipal de Agropecuária e meio Ambiente. Os dois últimos dias foram dinâmicos com aulas práticas durante o dia todo no Sítio Morada do Sol, do proprietário Carlos Becker.

De acordo com o instrutor do curso, as aulas preparam os futuros condutores para o mercado que atualmente se encontra em franca expansão. “Além de oferecer subsídio para desenvolver melhor as tarefa diárias na área rural, os participantes demonstram mais segurança ao dono da máquina agrícola”, disse José Eduardo, “Dessa forma o dono do trator tem a certeza que não está entregando um bem de grande valor nas mãos de uma pessoa sem preparo”, completa.

A prefeita municipal, Lenira Maria Silva de Novais, disse que a qualidade dos cursos oferecidos através da parceria SIRAN, SENAR e Prefeitura são compatíveis com muitos cursos de empresas privadas. “É a chance de pessoas de baixa renda adquirir a qualificação necessária para competir num mercado de trabalho cada vez mais rígido”, disse a prefeita.

23/01/2019
Salão de Eventos no Caramuru ganha ampliação de área coberta
22/01/2019
Creche escola de Rubiácea recebe sistema de prevenção e combate a incêndio