29/10/2018

Prefeitura de Rubiácea e Destilarias se unem para recuperar desabamento na estrada Sirah Fligliolini

Há cerca de 2 km do córrego Bálsamo, parte da estrada Sirah Fligliolini desmoronou, acarretando muitos transtornos aos motoristas. O deslizamento de terra aconteceu o ano passado e após várias tentativas frustradas de convênios com Órgãos do Estado, a Prefeita de Rubiácea, Lenira Maria Silva de Novais iniciou a busca por outras fontes de recurso.

De acordo com Lenira, a situação exigia máxima urgência, pois além do risco aos motoristas, a chegada das chuvas torrenciais poderia provocar o desabamento da outra pista. Em uma reunião com a equipe técnica da prefeitura municipal, a Chefe do executivo comprovou que o município não possuía recursos financeiros suficientes para a obra, no entanto o Engenheiro Agrônomo Msc. Edmar de Andrade Schiavoni sugeriu uma iniciativa de parceria público-privada (PPP) com as Destilarias que utilizam a estrada frequentemente para o transporte de matéria prima.

Lenira convidou os gerentes Fabiano da Destilaria Nova Unialco e Geraldo da Destilaria Raízen – Univalem para uma reunião que culminou na formalização da parceria.

De acordo com Schiavoni, coincidentemente, em curso técnico que participava, um colega de trabalho informou que uma Empresa de concreto de Araçatuba poderia contribuir para sanar o problema da estrada.

A empresa Estrutural Concreto de Araçatuba cedeu blocos de concreto de 2,5 toneladas cada peça, usados como contra-corpo visando suportar cargas pesadas na estrada. A Nova Unialco realizou o transporte dos blocos e disponibilizou caminhão e máquinas. Já a empresa Raízen – Univalem cedeu uma escavadeira hidráulica que foi fundamental para a execução da obra. A Prefeitura também disponibilizou máquinas e funcionários que participaram da reconstrução do trecho.

Schiavoni  que coordenou os trabalhos,se acercou de todos os cuidados de segurança dos trabalhadores, além de consultar Engenheiros Civis para orientações técnicas que permitiram que a obra fosse realizada da melhor forma possível.  Os trabalhos iniciaram no dia 10 de outubro e o trecho foi totalmente recuperado e entregue no dia 18 de outubro.

A Prefeita Lenira esteve no local e parabenizou todos os envolvidos na parceria que garantiu a reconstrução de parte do trecho da estrada. “Todos os trabalhadores estão de parabéns pela obra que ficou perfeita”, disse a Prefeita. Lenira também agradeceu as empresas parceiras: Nova Unialco, Raízen – Univalem e Estrutural Concreto.

07/11/2018
Saúde do homem é tema de palestra em Rubiácea e Caramuru
05/11/2018
Professores se reúnem para confraternização