29/11/2018

Secretaria de Saúde realiza mutirão de combate a Dengue, Febre Chikungunya e Zika Virus

O município de Rubiácea realizou nas últimas semanas um mutirão de conscientização, visando combater a proliferação do mosquito da dengue Aedes aegypti.

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Vigilância Sanitária e controle de Zoonoses vem intensificando ações de combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus. Além do combate de rotina, a equipe de saúde municipal está realizando reuniões e palestras e atividades em escolas, creches e CRAS, alertando diretamente a população quanto ao risco da doença e sobre a responsabilidade de todos os moradores na eliminação dos focos de criadouros do mosquito.

O mutirão de limpeza e combate aos criadouros do mosquito contou com apoio da Vigilância Sanitária/Zoonoses, funcionários da Estratégia Saúde da Família, Setor de Limpeza Municipal e profissionais de serviços gerais contratados.

Foram realizados arrastões de limpeza em todos os bairros da cidade no intuito de não permitir que o município venha sofrer com novas epidemias.

A prefeita Lenira Maria Silva de Novais destacou ainda a importância do arrastão contra a dengue para mobilizar a população. Lenira elogiou a iniciativa coordenada pela Secretaria de Saúde e parabenizou os servidores e colaboradores pela participação, e, em especial, o apoio da população.

O Que Cada Um Pode Fazer para evitar o Mosquito?

·         Não acumular lixo, ou seja, materiais em desuso que retenham água parada como pneus, garrafas, copos, latas;

·         Tapar a caixa d` água, poços, latões e filtros;

·         Lavar os pratinhos de folhagens, escovando as bordas para eliminar os ovos do inseto, e não acumular água, podendo colocar areia;

·         Tratar as piscinas;

29/11/2018
28/11/2018
Projeto Guri realiza Audição Itinerante de Natal em Rubiácea
21/11/2018